Cozinha Portuguesa - a Comida de Portugal

No século XV, o Príncipe Henrique o Navegador ordenou que os seus exploradores trouxessem de volta a Portugal qualquer fruto exótico, nozes e plantas de novas terras que iam sendo descobertas. Por conseguinte, a Idade das Descobertas afectou dramaticamente a cozinha em Portugal e ao redor do mundo.

Os tomates e as batatas foram trazidos para a Europa, os abacaxis brasileiros foram introduzidos nos Açores, as malaguetas brasileiras cresceram em Angola, o café africano foi transplantado para o Brasil (que ainda hoje produz metade do consumo mundial), cajueiros brasileiros foram para a África e a Índia, e o chá foi apresentado aos europeus.

Hoje, o afecto português por certos ingredientes como a canela e o caril, por exemplo, é também um legado deste tempo. Mas outras culturas tinham introduzindo novos sabores em Portugal séculos antes disto. Os Romanos (que aspiravam fazer da Península Ibérica o celeiro de Roma) introduziram o trigo e introduziram as cebolas, o alho, as azeitonas e as uvas. Depois, os mouros foram primeiros em plantar o arroz, figos, limões e laranjas, e cobriram a província do Algarve de amendoeiras.

Hoje, naturalmente, a comida portuguesa varia de região para região, mas o peixe fresco e o marisco podem ser encontrados virtualmente em qualquer menu. O prato nacional é o bacalhau. Os portugueses foram obcecados com ele desde o inicio do séc. XVI, quando os seus barcos de pesca chegaram à Terra Nova. Os marinheiros salgavam e secavam o bacalhau para fazê-lo durar durante a longa viagem de regresso a casa, e hoje diz-se que existem 365 modos diferentes de prepará-lo, um para cada dia do ano.

As sardinhas grelhadas são também populares nas cidades costeiras, e uma mistura de outros tipos do peixe é posta num guisado chamado "Caldeirada.

O país tem muitos restaurantes especializados em marisco, muitos com exposições artísticas de lagostas, camarão, ostras, e caranguejos. Para tentar uma mistura desses, experimente o "arroz de marisco.

Outro prato nacional, mas desta vez feito com a carne, é "cozido à portuguesa," um guisado espesso de verduras com várias espécies de carne. A carne favorita é porco, cozinhado e servido de vários modos. O leitão assado é popular no norte do país, como são o "chouriço" ou "linguiça.

Típicas do Porto são as tripas com feijões. Não é ao gosto de toda a gente, mas foi o prato mais famoso do Porto desde que Henrique o Navegador enviou um navio para conquistar Ceuta, em Marrocos e a gente do Porto matou todo o seu gado para fornecer a tripulação, guardando somente os intestinos para eles. Por isso os Portuenses são conhecidos como "tripeiros" ou "comedores de tripas" desde então.

O pequeno-almoço é tradicionalmente somente café e pão, mas o almoço é de uma grande importância, muitas vezes durando até duas horas. É servido entre o meio-dia e as 2 ou entre as 1 e 3, e o jantar é geralmente servido tarde, depois das 8. Há normalmente três pratos, muitas vezes incluindo a sopa. A sopa mais comum é "caldo verde," com repolho de batatas, couve e pedaços de chouriço.

As sobremesas mais típicas são o pudim de arroz com canela, "arroz doce" e pudim flan, mas eles também muitas vezes incluem vários queijos. As variedades mais comuns são feitas de leite de ovelha ou leite de cabra, e o mais popular é "queijo da serra" da região da Serra da Estrela.

Muitos dos doces de renome do país foram criados por freiras no século XVIII, que elas vendiam como um meio de complementar os seus rendimentos. Muitas das suas criações têm nomes interessantes como "barriga de freira", "papos de anjo" e "toucinho-do-céu". Um doce especialmente delicioso é o "pastel de nata”.

Antes de qualquer refeição num restaurante em Lisboa ou em outro lugar em Portugal, tente o pão colocado na mesa - o pão português é delicioso.

Comentários