Lingua afiambrada.

Receita: “Toma-se uma lingua grande de boi, e limpa-se bem. Depois de enxuta com um panno, esfrega-se fortemente, durante um quarto d'hora, com sal e salitre em partes eguaes, e em -seguida, por dois minutos, com assucar de canna; põe-se em uma vasilha de louça coberta de uma camada de sal, ficando assim uns dez a doze dias.

Findo este tempo, deita-se de molho durante doze horas, e depois coze-se em uma mistura de partes eguaes de agua e vinho branco.

Serve-se fria com fiambre.”

Mais uma verdadeira receita da cozinha Portuguesa tradicional trazida até si.

Comentários

Alfredo disse…
A lígua não se serve com fiambre, ela é afiambrada! E a receita tradicional passa-a por ovo e pão ralado e seca-os no forno para protejer da secura
Alfredo disse muito bem, a língua é passada por ovo e pão ralado e seca no forno. Depois é cortada fina, como se tratasse de fiambre.
De qualquer maneira, muito obrigada pela receita.

Maria de Fátima Bizarro
Viana do Castelo
Carlos Caio disse…
Vai para muitos anos, perto de 60, que não como língua afiambrada. Da vaga ideia que tenho, era que na casa da minha madrinha a língua era metida num tacho pequeno, temperada com pimenta em grão e um peso por cima. Não sei quanto tempo estava no tacho, mas de uma coisa tenho a certeza, era muito, mas muito, bom. São coisas que se vão perdendo.


Carlos Caio
Porto