O que pensam os estrangeiros sobre a nossa comida? Parte 1.

Tendo um grande orgulho na cozinha Portuguesa, preocupo-me, de vez em quando, em tentar saber o que acham os cidadãos estrangeiros da nossa comida: A maioria, se não todos, adoram-na.

O texto seguinte foi escrito por um senhor Inglês e que eu tomei a liberdade de traduzir, para que pudesse ser entendido por todos os nossos visitantes.

Fica então o dito texto:

Apesar da influência que teve em comidas de lugares tão distintos como Macau e Goa, a culinária portuguesa é bastante desconhecida fora de Portugal. Frequentemente confundida com a culinária espanhola, é, na realidade, bastante distinta. Na sua melhor tradução, a comida Portuguesa pode ser definida como ingredientes simples, impecavelmente preparados. Baseada em produtos regionais, dando ênfase ao peixe, carne, azeite, tomate e especiarias, comporta também sopas deliciosas, pão caseiro e queijos, como também combinações inesperadas de carne e marisco.

Para uma nação relativamente pequena, Portugal tem uma variedade gastronómica surpreendente. A região de Estremadura que inclui Lisboa é famosa pelo seu peixe e marisco - o mercado de peixe de Cascais, perto da capital, é um dos maiores no país - enquanto a produção de enchidos e queijo acrescenta outra dimensão em outro lugar à culinária nacional. O Algarve, a última região de Portugal a alcançar independência dos mouros e situado à beira do norte de África, contribui para a tradição com amêndoas e doces de figo.

Realmente, o português tem uma história longa de absorver tradições culinárias de outros povos. A idade das descobertas foi impelida pelo desejo de controlar o comércio de especiarias e desde que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, no século XVI, elas têm sido muito populares. Piri-piri, um tempero brasileiro transplantado para as colónias africanas é usado para temperar galinha e camarão. O caril de Goa é um tempero comum. Estes temperos são tipicamente muito usados, dando um sabor mais subtil e profundo aos pratos. Foram estas influências que ajudaram a fazer a comida portuguesa tão notadamente diferente da comida de outros países mediterrâneos e hoje em Lisboa existem restaurantes especializados na cozinha do antigo império e também bares de sumos e gelados de exóticos frutos brasileiros.

Se há uma coisa que tipifica a comida portuguesa tradicional, porém, é o peixe. Da anchova comum para o peixe-espada, solha até ao salmão, mercados e cardápios revelam a extensão do caso de amor de Portugal com frutos do mar. Em Portugal, até mesmo um hambúrguer de peixe comprado na rua está cheio de sabor. Bacalhau, bacalhau salgado, é o peixe tradicional português e diz-se ser a base para umas 365 receitas, uma para cada dia do ano. Dois pratos são particularmente notáveis. Bacalhau à Gomes de Sá, basicamente uma caçarola de bacalhau, batatas e cebola, é uma especialidade da cidade do Porto e considerada por muitos a melhor receita Portuguesa de bacalhau. Da Estremadura vem o bacalhau à Brás, ovos mexidos com bacalhau salgado, batatas e cebolas.

Os moluscos, inclusive amêijoas e mexilhões também são uma das qualidades da cozinha Portuguesa. Caranguejo e lula são frequentemente recheados e lulas à lisbonense (lulas enchidas à moda de Lisboa) são um grande exemplo dos deliciosos pratos de marisco Portugueses.

(Continua na próxima mensagem).

Comentários